Maria Fernanda Cândido já tinha visitado Cannes antes, mas só para conhecer a cidade onde ocorre o maior festival de cinema do mundo. Mal imaginava, porém, que um dia voltaria ao balneário francês, mas na condição de estrela de um dos filmes na disputa pela Palma de Ouro: "O Traidor", do prestigiado cineasta italiano Marco Bellocchio.
Desde sua primeira cena, Maria Fernanda reluz - ela aparece em uma festa, na Sicília, em um vestido de paetês verde-azulado, que ressaltam os belos olhos da atriz. Embora seu papel seja relativamente pequeno, ela tem uma atuação firme e recebe um tratamento de diva pela câmera de Bellocchio; fica evidente que o diretor italiano não a escolheu por acaso.
Maria Fernanda desfilou ontem à noite com surpreendente calma pelo tapete vermelho e enfrentou sem medo os jornalistas na conversa com a imprensa de hoje cedo. Parecia em casa e sem deslumbre. "Não tenho essa coisa de ficar sonhando. Sim, tenho desejos, mas pra mim trabalhar com diretores pelos quais tenho admiração e afinidade é o que mais importa, e isso acontece com o Bellochio. Foi uma experiência muito rica."